sexta-feira, dezembro 31, 2010

Oscar 2011 - o que ficou para o ano que vem

Caros, antes de voltar a publicar novidades por aqui, vai uma observação para minhas apostas feitas em abril. Como vocês vêem, alguns filmes que eu listei não vêm aparecendo em premiações, como Globo de Ouro ou SAG. Isso porque eles simplesmente não foram lançados no mercado americano. Exatamente. Por decisão dos produtores ou distribuidores, ou porque de fato não ficaram prontos a tempo, quatro excelentes filmes passaram para 2011. Será que serão lembrados na minha lista para o Oscar 2012? :-)

Estrelado por Mia "Alice in Wonderland" Wasikowska, Michael "Inglorious Basterds" Fassbender e Dame Judi Dench, vai estrear nos EUA em março. Época perigosa, demasiado longe para pensar em premiações nos EUA, que ocorrem entre dezembro e fevereiro. Ainda assim, o livro de Charlotte Brontë é ótimo, misturando mistério, romance e atmosfera gótica. Entretenimento garantido.

O novo filme de Gus Van Sant conta a história de uma jovem em estado terminal que se apaixona por um garoto esquisitão que adora ir a funerais, e o encontro deles com o fantasma de um piloto kamikaze da II Guerra. Mal posso esperar! Quem faz o papel da menina? Ela mesmo: Mia Wasikowska. O filme ficou pronto apenas agora. O boato atual é que pode entrar na seleção oficial de Cannes. Isso depende de um zilhão de fatores, mas é fato que Cannes adora Van Sant - Elephant ganhou a Palma de Ouro em 2003, Paranoid Park ganhou um prêmio especial em 2007. Eu aposto em Van Sant e Mia desfilando na Croisette.

Continuo com expectativas por esse filme, que estreará nos EUA em abril. Redford na direção não é garantia de nada. Mas continuo apostando no filme por seu elenco, com James McAvoy, Tom Wilkinson, Kevin Kline e Evan Rachel Wood. O assunto - presidente Abraham Lincoln - vai ficar em voga um bom tempo, principalmente pela seguinte notícia, essa sim mais bombástica: Steven Spielberg irá dirigir uma biografia sobre Lincoln, e parece que já escolheu o ator para o desafio, Daniel Day-Lewis. Isso sim é algo pelo qual vale esperar.

A Fox Searchlight vai lançar o filme em Cannes, fora de competição. O filme deve estrear em seguida no mercado americano. Segundo as notícias mais recentes, a distribuidora quer fazer do filme um evento, tentando capitalizar ao máximo com a presença de Brad Pitt como um dos protagonistas. Terrence Malick, como eu disse logo antes, é um mistério. Mas uma coisa seus filmes não são: blockbusters. Capitalizar com Brad Pitt? A conferir.

Um feliz 2011 para nós.
Follow gugsweber on Twitter eXTReMe Tracker