domingo, maio 20, 2007

impressões impressionantes - run, natalie, run

Como todos sabem, estamos em semana Cannes - bom, todos os cinólatras como eu (eu sei que cinólatra diz respeito a cachorro, mas, ei, me dêem um pouco de liberdade aqui). Ano passado, o festival apresentou um filme chamado "Paris, je t'aime", na verdade, uma coletânea de 18 curtas dirigidos por grandes nomes, como os irmãos Cohen, Gus Van Sant, Alfonso Cuarón, Olivier Assayas, nossa dupla dinâmica Walter Salles & Daniela Thomas, e por aí vai. Esse ano, repetiram a fórmula, e lançaram hoje pela manhã o filme "Chacun son cinemá", com 33 episódios, cada um dirigido por um cineasta. Mais uma vez, Waltinho tem um segmento dele, e parece que fez sucesso, mesmo em meio a colaboradores como Wim Wenders, Polanski e Ken Loach. Infelizmente, esse post não é sobre "Chacun son Cinemá". Não estou em Cannes e não gravei o filme com minha câmera escondida debaixo do casaco. Falo aqui de "Paris, je t'aime", de 2006.
O filme passou por alguns festivais no Brasil, mas nunca entrou em cartaz por aqui, vá entender. Apesar de desigual, alguns curtas merecem uma olhada. Como esse que passo pra vocês, "Faubourg Saint-Denis", assinado por Tom Tykwer, famoso por seu "Corra Lola". Nele, Tykwer mostra o rompimento de uma relação entre o francês Thomas e a americana Francine (Natalie Portman, sempre linda). Tykwer utiliza algo semelhante ao ritmo acelerado de Corra Lola para contar a estória dos dois, mas, não, não é mera reciclagem, o estilo acaba caindo como uma luva para um curta. A espiral de acontecimentos e repetições nos captura sem grandes esforços e consegue traduzir a estória de um casal de forma simples e sensível. Mais não digo, afinal, é um curta, ou seja, para curtir - ui. Para aqueles que já viram, não custa rever. Para os que não viram, um pouquinho de Tykwer e Natalie Portman não faz mal a ninguém. Bon App.

Marcadores:

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Que legal esse curta. Será que o curta do Walter Salles também está no You Tube?

5:41 PM  
Anonymous Anônimo said...

Waaal... o curta não vale um centavo de dólar desvalorizado, nota zero! A Natalie é nota 10, sempre. Média cinco. Passou.
Vale pela oportunidade de ver essa guria.
[]s

7:43 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ei, quando vai ter texto novo aqui? Essa história de botar vídeo do YouTube me parece preguiça de escrever!
bjos

6:44 PM  
Anonymous Anônimo said...

por alguns segundos me questionei, será que sou cinéfilo mesmo....eu não acompanhei Cannes...

7:01 PM  

Postar um comentário

<< Home

Follow gugsweber on Twitter eXTReMe Tracker