sábado, maio 26, 2007

ainda cannes - quinto do quentin, seu jorge e seu tomello

Tarantino encarnando seu alterego mais famoso, o tenista Roger Federer

Aproveitando a semana Cannes, que termina amanhã, domingo, com o anúncio de quem leva a folhinha de ouro. Quentin Tarantino concorre esse ano com "Death Proof", aquele filme que ele cortou daqui, reduziu ali, transformou num média-metragem, juntou com outro filme curto, do Robert "El Mariachi Sin City" Rodriguez, e lançou nos EUA em versão combo com o nome "Grindhouse". Parece que o projeto dois em um foi um fracasso por lá, principalmente pela enxugada forçada que ele fez no próprio filme. Isso porque a versão completa, uma hora maior - e sem o filme do Rodriguez -, fez um baita sucesso em Cannes.
Gosto muito de Tarantino. Como o Eduardo Valente explica em sua resenha, a razão talvez seja a sinceridade. Tarantino não se inspira em filmes B dos anos setenta, romances policiais ultra-pulp e mangás sanguinolentos para ser cool ou fazer estilo. Ele realmente gosta dessa cultura junk food e percebe muito bem a presença dela em nosso dia a dia. E acaba traduzindo aquilo tudo para o cinema como nenhum outro.
Antes que o resultado da Palma de Ouro saia, com a provável derrota do quinto filme de Quentin, faço aqui uma rapidíssima homenagem a ele. Ano passado um curta fez sucesso pelos festivais brasileiros. Estrelado por Selton Mello e Seu Jorge, "Tarantino's Mind" poderia facilmente ter saído de "Coffee and Cigarettes" do Jim Jarmush. Ou ter sido dirigido pelo próprio Quentin. Os dois atores brasileiros estão impagáveis como caricaturas... deles mesmos. Vale a pena dar uma olhada. E salvar entre os favoritos.

Marcadores:

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Hahahahahahaha! Muuuuito bom!

10:43 PM  
Anonymous Anônimo said...

Muito legal! Quem dirigiu esse curta?

5:35 PM  

Postar um comentário

<< Home

Follow gugsweber on Twitter eXTReMe Tracker